segunda-feira, 7 de abril de 2008

RICK AND ROLL - CONSULTORIA MUSICAL

Nasci e moro em São Caetano do Sul, na poluída região do ABC Paulista, berço de vários grupos e tendências musicais. Considerada a Detroit brasileira, devido à típica poluição suburbana e por abrigar as principais indústrias automobilísticas do país. Através dessa proximidade com motores, graxa e velocidade, ainda criança, comecei a me interessar pelos ídolos da música e do cinema dos anos 50 e 60, que iriam idealizar o meu estilo de vida e minha devoção ao Rock and Roll.
Nos anos 80, enquanto o movimento underground agitava o grande ABC, num cenário emergente de estilos musicais e tendências visuais, eu criei a loja de discos Rick and Roll que ocupava a galeria mais subterrânea de São Caetano do Sul, alimentando com atitude e rock and roll várias tribos urbanas.
Durante 10 anos (1986 a 1996), a Rick and Roll se especializou em Rockabilly e Psychobilly, e promoveu vários eventos culturais, entre eles, o lançamento dos grupos, Grinders, Varsóvia, S. A R, Catalépticos e Acústicos e Valvulados. Outros destaques foram as tardes de autógrafos com Tony Campello, Baby Santiago e Carlos Gonzaga e a visita dos grupos ingleses Toy Dolls e Guanabatz. De todos os eventos, o mais alarmante foi o Campeonato Nacional de Topetes, que aconteceu nos anos de 1988, 1991, 1994, com participação de dezenas de rockers e psychos de todo Brasil, e apresentação dos grupos Eddy Teddy & Kriptonitas, The Jet Blacks, Grande Trepada e João Penca e seus Miquinhos Amestrados, entre outros.

Em 1991, ao lado de vários topetudos, fui entrevistado no Programa Jô Onze e meia do SBT, e em 1996, a escritora Glória Perez lembrou o campeonato de topetes, ao criar o personagem rocker Bebeto a Jato, interpretado por Guilherme Karan, na novela Explode Coração, da Rede Globo.
Na ocasião, levei dezenas de informações à produção da Rede Globo e fui convidado para apresentar a final do Campeonato de topetes da novela, ao lado do grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados.Em 1996, com o fechamento da loja, me dediquei em promover shows e eventos culturais de vários estilos musicais na área pública, sempre promovendo grupos e artistas. Mantenho em minha casa um estúdio de gravação com um grande acervo de títulos em vinil e presto consultoria musical para órgãos públicos e particulares.
Atualmente, com o apoio da artista plástica Rosana Eloi e da fotógrafa Rúbia Santana, estou produzindo uma palestra a respeito da música e suas interferências na moda, no estilo e no comportamento de eternas gerações.E antes que eu esqueça - Tire o pé da parede!

Um comentário:

Ana disse...

Rick adorei seu blog.....vou linkar no meu

bjs

Ana